terça-feira, 18 de agosto de 2009

O petróleo e o pré-sal


A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.
Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.
Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.
A Petrobras, uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração profunda, porém, não sabe exatamente o quanto de óleo e gás pode ser extraído de cada campo e quando isso começaria a trazer lucros ao país. Ainda no rol de perguntas sem respostas, a Petrobras não descarta que toda a camada pré-sal seja interligada, e suas reservas sejam unitizadas, formando uma reserva gigantesca.

7 comentários:

Unknown disse...

Professor é super interessante esse seu blog!!!
muito informativo e repleto de curiosidades!
PARABÉNS...

Eu não poderia deixar de comentar também esse assunto do PRÉ-SAL!
Além da petrobrás, se pensa na possibilidade de criar uma nova empreza estatal chamada PETROSAL, o que irá proporcionar emprego e renda desenvolvendo cada vez mais o nosso país!

"Portanto galera... fik ligado!!! essa é a nossa chance de de ter instabilidade ganhando muito bem ;) rsrs..."

TCHAU professor, fik com Deus e sucesso na sua carreira educativa =)

Ass: Emanuelle Belo ( 3º E)

Anônimo disse...

po eu que estou preste a fezer vestibular, o petróleo e o pré-sal sao muito importante no conhecimento, e na carreira que quero seguir...
ta maneraso esse blog teu mestre...

Unknown disse...

Na oportunidade,sei que isso poderá nos trazer benefícios para o nosso País.mais também devemos pensar nos futuros impactos geológicos que a extração do Petróleo e o Pré-Sal deixarão em nosso Planeta Terra.isso causa uma certa desconfiança,pois,sabemos que o Homem vive à procura por do seu bem-estar Social e por isso,como podemos ter a certeza de que isso tudo não afetará a Humanidade de maneira Negativa?todo Brasileiro tem sonhos ou seja desejos a se realizarem num futuro Próximo,será que esse Futuro Próximo é o Petróleo e o Pré-Sal?

Diego Reis disse...

O que está em questão hoje é a divisão royalties (termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente pré-fixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações. O proprietário em questão pode ser uma pessoa física, uma empresa ou o próprio Estado).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, propôs que esse "lucro" fosse partilhado entre todos os estados do Brasil, porém os estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Santa Catarina são contra a divisão dos lucros.
Eu sou a favor da divisão, porém tem algo me preocupando, Será que essa extração não será prejudicial a natureza?
Diego Reis
Série:3ªB

Diego Reis disse...

Não podemos esquecer que a Petrobrás é também responsalvél pelo aquecimento global. O polo-petroquimico, localizado na cidade de Camaçari, libera uma grande quantidade de gases que atacam a camada de ozônio. Estou analizando dessa maneira porque o aquecimento global é uma situação que me deixa preoculpado. Todos estão pensando nos lucros e esquecendo da natureza.
Mesmo se a extração não for prejudicial, a fabricação das coisas que são derivadas do petróleo, na maioria das fezes durante o processo de transformação é liberado gases que são prejudiciais. Então vamos parar de analizar só o presente e ver as consequências que isso trará ao nosso futuro.
Diego Reis
Série: 3ª B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

tivemos recentemente uma tragédia no Golfo do México. E abro a questão para todos que visitam o blog. será que o Brasil está preparado para lidar com uma tragédia dessa?
temos varia idústria relacionada a area do peróleo e potências com os (EUA) mundiais tentando de alguma forma amenizar o problema o qual ainda nao foi solucionado. È grande a área que o vasamento do petróleo ja conquistou mesmo acabando com o problema o estrago ja foi feito.
exponho minha opinião sobre a questão exposta a cima e concluo dizendo
:o BRASIL nao está 100% preparado para possivéis tragedias.
Sabemos que o Brasil já um grande produtor de petróleo. não podemos pensar somente nos beneficios(empregos) que traz o petróleo mas também nos malefícios (aquecimento global)este que é um dos grandes vilões do munto atual
ueverson oliveira 3° ano B