quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939-1945)

A Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos mais terríveis da História mundial. Envolveu vários países e deixou um saldo de mais de 60 milhões de mortos. Foi uma guerra devastadora onde os seres humanos mostraram sua face mais cruel desenvolvendo armas sofisticadas de destruição em massa como ainda permitindo que surgisse o holocausto que massacrou pelo menos seis milhões de judeus . Esse horror estava inicialmente sendo provocado pelo Nazismo e seu desejo de criar o "espaço vital" e "limpar a raça" em torno de um ideal ariano e expansionista.Mas todos os países envolvidos,indiretamente tiveram culpa nessa violência .Vamos aprofundar esse tema inquietante aprendendo lições do passado para não repetirmos no presente. Assista os vídeos postados e visite os links indicados.

Video 1 - Resumo da guerra



Video 2 -O Brasil na guerra



Video 3 -O Holocausto judeu

Vídeo 4 - A bomba atômica



Para saber mais acesse os links indicados:

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/segunda_guerra.htm

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html

76 comentários:

Unknown disse...

A segunda guerra mundial é mais uma janela, para q possamus enxergar a maldade q o homem tem em sua mente, e o poder q ele tem de fazer armas q pode matar e destruir pessoas e lugares inocentes.

Unknown disse...

A segunda guerra mundial é mais uma janela, para q possamus enxergar a maldade q o homem tem em sua mente, e o poder q ele tem de fazer armas q pode matar e destruir pessoas e lugares inocentes.

Unknown disse...

Vários fatores contribuíram para o desfecho da Segunda Guerra
Mundial.A Alemanha, Itália e Japão estavam descontentes com a divisão imperialista do mundo entre a Inglaterra e a França.
Na década de 1930, surgiram na Europa, governos totalitários com objetivos militares e expansionistas. A Itália pretendia ocupar regiões do Norte da África. A Alemanha desejava aumentar o seu território, e recuperar regiões perdidas na I Guerra Mundial.O início da guerra ocorreu em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam
guerra à Alemanha.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se os países
aliados (Inglaterra, França, e EUA) e os países do eixo
(Alemanha, Itália e Japão).O Brasil entrou na guerra a
favor dos aliados, em troca os EUA financiou a construção da Siderúrgica de Volta Redonda.
Como conseqüências da II Guerra a Europa ficou totalmente destruída, além disso perdeu o domínio sobre o mundo. EUA e URSS surgem então
como dois pólos dominantes do globo terrestre que dividiram
o mesmo entre capitalistas e socialistas.
A guerra terminou no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e
Itália. O Japão após assinar o tratado de rendição,sofreu um forte ataque dos EUA, que despejou bombas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Foi uma ação
desnecessária que provocou a morte de milhares de pessoas
inocentes.
A II Guerra tirou os EUA da crise em que estavam desde 1929, através dos capitais ganhos com a
exportação de armas.O fim do conflito mundial foi marcado pela tentativa dos países aliados de instaurar uma política de paz. Criou-se a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz
entre as nações.

aluna keithy stefany morais scarati,do colegio bartolomeu de gusmao,serie 3 ano H

Tereza Mattiello disse...

A segunda guerra está íntimamente ligada à primeira em questões econômicas - a Alemanha saiu arrasada e humilhada, com altas taxas inflacionárias e uma indústria reduzida a quase zero.
Na Itália, a unificação da mesma ocorreu com o advento do fascismo (estado totalitário), e na Alemanha ocorreu algo parecido (nazismo), pois desta maneira poderiam conseguir elevar-se economicamente.
A bomba atômica foi mais uma consequência dessa terrível guerra, que deixou muitos mortos, feridos e multilados.
Tereza Mattiello 3º F

Tereza Mattiello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Jaqueline mota 3º F

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

segunda guerra mundial foi um choque entre os paises europeus com diferentes interesses, cada um decidido a arruinar o outro, com violência sem procedentes, tirou-le a vida de milhares de pessoas levando cm sigo as suas esperanças
ANA CARLA 3F

Unknown disse...

olá professor stou aqui para te parabenizar não só pelo blog. Obrigado por me trazer conhecimento.....
WESLLEY DAVID 3F

Regiane disse...

Quando Alemanha foi derrotada pelos Russos a tropa de hitle atacou a Polônia e a Tchescolovaquia, entre outros, deixando milhares de pessoas mortas.Hitle ofendeu os direitos Humanos colocando crianças na guerra e fazendo com que seus companheiros de batalha cometecem suicidio após se renderem aos Russos. Foi numa Alemanha envenenada pelo descontentamento que Adolf Hitler ergueu a voz pela primeira vez. Apelando para a convicção do povo alemão de que tinham sido brutalmente oprimidos pelos vencedores da guerra, logo conseguiu uma larga audiência. Falava de grandeza nacional e da superioridade racial nórdica, denunciava judeus e comunistas como aqueles que haviam apunhalado a Alemanha pelas costas e levado o país à derrota.


Regiane 3ºH
Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão.

• Jєѕѕιкιинááнн disse...

A Segunda Guerra Mundial, iniciada setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes (direta ou indiretamente). O número de mortos superou os cinqüenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.
É difícil de calcular quantos outros milhões saíram do conflito vivos, mas completamente inutilizados devido aos traumatismos psíquicos a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo permanente). Outra de suas características, talvez a mais brutal, foi a supressão da diferença entre aqueles que combatem no fronte e a população civil na retaguarda. Essa guerra foi total. Nenhum dos envolvidos selecionou seus objetivos militares excluindo os civis.

Atacar a retaguarda do inimigo, suas cidades, suas indústrias, suas mulheres, crianças e velhos passou a fazer parte daquilo que os estrategistas eufemisticamente classificavam como "guerra psicológica" ou "guerra de desgaste". Naturalmente que a evolução da aviação e das armas autopropulsadas permitiu-lhes que a antiga separação entre linha de frente e retaguarda fosse suprimida.

Se a Primeira Guerra Mundial provocou um custo de 208 bilhões de dólares,. esta atingiu a impressionante cifra de 1 trilhão e 500 bilhões de dólares, quantia que, se investida no combate da miséria humana a teria suprimido da face da terra. Aproximadamente 110 milhões de homens e mulheres foram mobilizados, dos quais apenas 30% não sofreram morte ou ferimento.

Como em nenhuma outra, o engenho humano foi mobilizado integralmente para criar instrumentos cada vez mais mortíferos, sendo empregados a bomba de fósforo, a napalm e finalmente a bomba política de genocídio em massa, construindo-se campos especiais para tal fim. Com bem disse o historiador R.A.C. Parker: "O conceito que a humanidade tinha de si mesmo, nunca voltará a ser o mesmo".

Jessica Novaes 3F

Teens Confession's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teens Confession's disse...

Realmente os norte-americanos não nasceram para serem vítimas. No auge da 2ª guerra eles preferiam não opinar ou seja não tomarem partido.Quando na verdade por debaixo do pano abasteciam com armamentos,utensílios e alimentos as nações que compunham os aliados.
De inocente os EUA não tinha nada, é fato, porque há muito tempo que eles já se preparavam para ingressar nos combates da segunda guerra.
Assistindo o filme Pearl Harbor pude ver que os norte-americanos gostam de se vitimar, no filme mostra a historia de milhares de soldados que juraram proteger seu país com a vida e acabara morrendo em Pearl Harbor, mais no filme eles não falam sobre as bombas que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagazaki, matando milhões de inocentes.
Adolf Hitler foi um dos principais maestros do massacre que foi a 2ª guerra,entretanto não foi o único culpado até mesmo o Brasil participou desse jogo de horror que custou a vida de milhares de inocentes.Não podemos deixar que uma eventual 3ª guerra mundial acontecer.

Bartolomeu de Gusmão
Tamires Costa 3ªF

Teens Confession's disse...

Os vídeos nos mostram, algumas das diversas faces da 2ª guerra mundial, que foi marcada pela sede de poder por parte dos governantes e pelo massacre de milhões de inocentes que perderam a vida de forma tão brutal e como no caso dos judeus na Alemanha nazista e os habitantes das cidades Japonesas Hiroshima e Nagazaki que até hoje sofrem com os efeitos das bombas atômicas, o Brasil também participou da 2ª guerra ao lado dos americanos enviando ao forte de batalha.

Bartolomeu de Gusmão
MARCELA SANTOS 3ªF

Teens Confession's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teens Confession's disse...

A 2ª guerra mundial com certeza foi o maior massacre de inocentes promovida pela humanidade. O Brasil ao lado do exercito norte-americano participou da guerra no envio de tropas aos campos de batalha e muitos desses soldados saíram vitoriosos da guerra. Além dos judeus os japoneses também sofreram um terrível golpe que foi o ataque sofrido pelas cidades de Hiroshima e Nagazaki que foram atacadas diretamente com bombas atômicas que decaíram um rastro de dor e sofrimento na nação japonesa. Os fins não justificam os meios, principalmente se custar a vida de inocentes, as guerras é uma doença que deve ser extirpada da humanidade.

REINALDO COSTA 3ªF

Teens Confession's disse...

Nazismo e o Fascismo juntos ajudaram a escrever um dos capítulos mais vergonhosos da humanidade, porém não foram os únicos protagonistas da 2ª guerra mundial, que dizimou sem dó nem piedade milhares de pessoas, Japão Estados Unidos e Europa sofreram duros ataques entretanto todos buscavam o mesmo objetivo, o poder, o Brasil também enviou tropas a guerra em apoio aos Americanos. O fim da 2ª guerra foi marcado por um ataque que dizimou milhares de japoneses nas cidades de Hiroshima e Nagazaki, através de duas bombas atômicas. Através desses vídeos podemos constatar que nenhuma guerra vale apena e sim o dialogo é o único caminho que leva a verdadeira paz.

CAROLINE ANJOS 3ªF

ariane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ariane disse...

Hitler: Ao tomar o poder na alemanha, Hitler procurou desenvolver uma política de expansão territorial.Dizia que todo os povos de "raça germânica" pricisavam unir-se.Invade a Áustria, realizando a união dos dois países.

Inicio da Gurra:Os ingleses
e os franceses usaram de uma diplomacia pacífica, mas Hitler continuou a pregar a expansão territorial da Alemanha, pois. dizia ele que a Alemanha precisava de espaço pára viver.Invadiu a Checoslováquia e lança suas forças contra a Polônia, era o ínicio da Segunda Guerra Mundial.

O Conflito: Em poucos meses a Alemanha domina a França, obrigando seu governo a sair de Paris e instalar-se no Sul, ainda não ocupado. Os franceses assinaram um armistício(interrupção de guerra) com Hitler e também com a Itália. Os alemães ja tinha ocupado a Dinamarca, Noruega, Holanda, e Bélgica. Só restava a Inglaterra, liderada por Churchill, que lutava sosinha para manter as rotas marítimas, a fm de não ficar isolada.

Fim da Guerra: Em 1943, a Itália foi a pimeira a render-se em 1944, os aliados desmbarcaram na França. libertando a Eurapoa ocidental. O exército soviético avançava pela europa acidental, dominando as regioes ocupadas peloa nazistas. Em 1945 a Alemanha foi invadida por todos os lados e obrigada a render-se sem impor condiçoes.

Consequências: A Rússia passou a dominar politicamente a Europa Oriental,as democracias ocidentais receavam a propaganda do regima soviético. Os soviéticos desconfiavam das intençoes de EUA que aumentavam seu armamento nuclear. A disputa entre americanos e russos levou-o a formação de 2 blocos de países: O oriental(liderado pela ES)E O OCIDENTAL (liderado pelos EU. Os estsdistas resolveram criar a ONU.


ARIANE SILVA DAS NEVES
TURNO: VESPERTINO
3° H

Unknown disse...

olá professor.. bom pra começar os videos foram muito dinâmicos pois relata uma visao geral sobre a 2°Guerra mundial que foram:História, causas, Principais Batalhas, Eixo contra Aliados, Ataque a Pearl Harbor, Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki, Criação da ONU, economia, administração e tratados.. só que o principal ponto que marcou os videosna minha opniao foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki, foi muito triste pois muitas pessoas inocentes morreram.. Mas de uma coisa essa guerra serviu... È melhor todos nós refletirmos antes que haja uma 3° Guerra Mundial... bjaooo
Buna santiago 3°c

Rafaela disse...

O principal motivo de ter começado a segunda guerra foi porque a Alenhã queria espande o seu territorio e por causa disso ela invandio muitos países e acabou matando muitas pessoas .Ocorram muitas mortes principalmente quando os aliados decidiram invadir a Alemanhã foi apartir desse momento que foi lançada a primeira bomba atômica que primeiro matou mais de 3 mil pessoas e a segunda bomba matou mais de 100 mil .Essa guerra foi muito violenta e destruiu o sonhos de muitas pessoas que poderiam ser feliz.

Unknown disse...

Videos que relatam muito massacre e
A humilhação de um povo de uma história, o pouco caso para com as necessidades de uma nação, a vontade de tirar proveito sobre as franquezas do próximo, a vergonha, são motivos que na mão de líderes de países podem acarretar em verdadeiras tragédias para a humanidade.
A humilhação sofrida pela Alemanha com o Tratado de Versalhes criou as condições ideais para a germinação do ideal de guerra e a ascensão de Hitler ao poder, somente facilitou o inicio do evento que teria repercussões mundiais.
Fatos como este devem ser tomados como exemplos para novas ocasiões futuras, onde nenhum líder ou povo deve ser subestimado ou humilhado e onde o entendimento e acordos devem prevalecer para o bem de todos.


FABIANA LOPES 3ºF

Unknown disse...

Segunda Guerra Mundial

Um dos acontecimentos que desencadeou a guerra foi a o ataque da Alemanha a Polônia. Pelo fato dos governos ser totalitários (autoritários) com objetivos militaristas e expansionistas. Por causa disso a guerra fez com que a Alemanha e a Itália investissem em indústrias bélicas para a guerra e para suprir com o desemprego do país...A guerra contou com dois fortissimos grupos de acordo da política das alianças militares: Aliados (liderado pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) x Eixo (liderado pela Alemanha, Itália e Japão)...O Brasil teve uma participação favorável para os "Aliados" pela a FEB ( forças expedicionária brasileira)onde cerca de 25 mil soldados conquistam uma região da Itália. A Guerra provocou gravíssimas consequências como: destruíção de cidades e indústrias, milhões de feridos e mortos...
Alemanha e Itália assinam um tratado de rendição o Japão último assinar sofre ataques dos Estados Unidos com o lançamento de bombas atômicas nas cidfades de Hiroshima e Nagazaki que devastou completamente a região mantando milhões de inocentes...Os prejuízos foram incalculáveis além de deixar milhões de mortos tanto na guerra como por exemplo na Alemanha onde o racismo reinava por querer limpar a raça matando e perseguindo os Judeus atráz de uma Alemanha ariana, ou seja, de raça única...

A ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS)ENCARREGADOS DE REALIZAR ACORDOS PACÍFICOS INICIA UM PERÍODO CHAMADO DE GUERRA FRIA...UMA GUERRA SEM COMBATE COM USO DE ARMAS, OU SEJA, O PAÍS MAIS PODEROSO NÃO SERIA O QUE TIVESSE A BOMBA MAIS PODEROSA ( pois enquanto houvesse um equilibrio bélico entre ambos, a paz estaria garantida, temendo ataques inimigos) E SIM O QUE PROMOVESSE A HEGEMONIA POLÍTICA, ECONÔMICA E MILIATR E FOSSE MAIS AVANÇADO TECNLÓGICAMENTE PROMOVENDO UMA CORRIDA ESPACIAL, EM QUE OS ESTADOS UNIDOS E URSS TEVE QUE "LUTAR" EM LADOS OPOSTO...EUA (CAPITALISTA) X URSS(SOCIALISTA) QUE ACABOU DIVIDINDO A ALEMANHA COM O MURO DE BERLIM EM CAPITALISTA E SOCIALISTA...(OCIDENTAL E ORIENTAL).

C.E.B.G.
LUANA CRISTINA 3ºA

Unknown disse...

O que podemos concluir que os efeitos e ações ...atribuídas a ambição...de tornar o páis maior ou torná-lo mais rico...traz consequências muito abaladoras...que limita cada dia mais nossa estadia na terra, ou seja, nossa sobrevivência, ou por guerras ou até atualmente pela asdegradação ambiental.

C.E.B.G.
Luana Cristina 3ºA

RaFaeL disse...

A segunda guerra mundial foi a maior catástrofe provocada pelo homem em assuntos inacabados e criados após a 1ª Guerra Mundial,um choque entre os paises europeus com diferentes interesses.O líder alemão Adolf Hitler,pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos principios nazistas da suposta superioridade alemã,na eliminaçao de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos, bem como deficientes físicos e homossexuais; na supressao das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.Foi uma ação
desnecessária que provocou a morte de milhares de pessoas.

C.E.B.G
Rafael dos Santos Silva
3ºA

Unknown disse...

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945. As forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) enfrentaram os Aliados (Inglaterra, França, EUA, União Soviética entre outros). Com uma idéia expansionista, Hitler começou o conflito ao invadir a Polônia em 1939. Era só o início de uma guerra que mataria milhões de pessoa e arrasaria cidades, indústrias e campos. O Brasil também participou do conflito, enviado tropas para Monte Castelo, onde os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) enfrentaram de forma vitoriosa os soldados italianos e alemães. A Guerra terminou com a derrota da Alemanha em 1945 e com as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.


C.E.B.G
Willian Mascarenhas
3°A

Bêbe Aninha disse...

As imposições do Tratado de Versalhes,que proibiam a Alemanha de fabricar tanques,aviões e submarinos,de manter artilharia pesada,e que restrigiam suas tropas a apenas 100 mil homens,fragilizavam militarmente o país.A Segunda Guerra Mundial foi sanrenta e devastadora;destruiu cidades como Stalingrado,Alemanha,Berlim,entre outras;cerca de 40 milhões de pessoas morreram na guerra;a guerra também destruiu monumentos de grande valor histórico como o mosteiro de Monte Cassino,na Itália;destuiu também pontes,escolas estradas de ferro,hospitais,etc. Renata 3ºg vespertino CEBG

Gessica Rossan disse...

Um conflito desta magnitude não começou sem importantes causas ou motivos. Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos mais importantes motivos foi o surgimento de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

NO VÍDEO 1 PODEMOS VER CENAS DURAS: POPULAÇÃO UNIDA EM PROTESTOS, EXÉRCITOS PRONTOS PARA A BATALHA, AVIÕES DE GUERRA, CIDADES SENDO DESTRUIDAS, MILHARES DE PESSOAS MORTAS E ATÉ MESMO A PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA DETONADA. COM CERTEZA FORAM DIAS DIFÍCEIS, OU MELHOR, OS DIAS MAIS TRISTES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.


GESSICA R. Nº12, 3ºANO A

Gessica Rossan disse...

Um conflito desta magnitude não começou sem importantes causas ou motivos. Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos mais importantes motivos foi o surgimento de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

NO VÍDEO 1 PODEMOS VER CENAS DURAS: POPULAÇÃO UNIDA EM PROTESTOS, EXÉRCITOS PRONTOS PARA A BATALHA, AVIÕES DE GUERRA, CIDADES SENDO DESTRUIDAS, MILHARES DE PESSOAS MORTAS E ATÉ MESMO A PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA DETONADA. COM CERTEZA FORAM DIAS DIFÍCEIS, OU MELHOR, OS DIAS MAIS TRISTES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

GESSICA R. Nº12, 3ºANO A

Polly disse...

Durante o Estado Novo (1937 – 1945), o governo brasileiro viveu a instalação de um regime ditatorial comandado por Getúlio Vargas. Nesse mesmo período, as grandes potências mundiais entraram em confronto na Segunda Guerra, onde observamos a cisão entre os países totalitários (Alemanha, Japão e Itália) e as nações democráticas (Estados Unidos, França e Inglaterra). Ao longo do conflito, cada um desses grupos em confronto buscou apoio político-militar de outras nações aliadas.

Com relação à Segunda Guerra Mundial, a situação do Brasil se mostrava completamente indefinida. Ao mesmo tempo em que Vargas contraía empréstimos com os Estados Unidos, comandava um governo próximo aos ditames experimentados pelo totalitarismo nazi-fascista. Dessa maneira, as autoridades norte-americanas viam com preocupação a possibilidade de o Brasil apoiar os nazistas cedendo pontos estratégicos que poderiam, por exemplo, garantir a vitória do Eixo no continente africano.

A preocupação norte-americana, em pouco tempo, proporcionou a Getúlio Vargas a liberação de um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda. No ano seguinte, os Estados Unidos entraram nos campos de batalha da Segunda Guerra e, com isso, pressionou politicamente para que o Brasil entrasse com suas tropas ao seu lado. Pouco tempo depois, o afundamento de navegações brasileiras por submarinos alemães gerou vários protestos contra as forças nazistas.

Dessa maneira, Getúlio Vargas declarou guerra contra os italianos e alemães, em agosto de 1942. Politicamente, o país buscava ampliar seu prestígio junto ao EUA e reforçar sua aliança política com os militares. No ano de 1943, foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), destacamento militar que lutava na Segunda Guerra Mundial. Somente quase um ano depois as tropas começaram a ser enviadas, inclusive com o auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).

A principal ação militar brasileira aconteceu principalmente na organização da campanha da Itália, onde os brasileiros foram para o combate ao lado das forças estadunidenses. Nesse breve período de tempo, mais de 25 mil soldados brasileiros foram enviados para a Europa. Apesar de entrarem em conflito com forças nazistas de segunda linha, o desempenho da FEB e da FAB foi considerado satisfatório, com a perda de 943 homens.

Emile Cristine Azevedo disse...

Bom,o principal motivo de ter começado a segunda guerra foi porque a Alemanha queria espandir o seu território e por causa disso, invadiu varios paises e acabou matando milhares de pessoas.
Mais o que vem a nos equivocar é como o nosso país Brasil se envolveu nessa guerra, sendo que ele foi o único país da América Latina que participou diretamente da Segunda Guerra Mundial. Embora o Brasil, fiel às suas tradições,houvesse procurado manter-se à margem do conflito, em agosto de 1942 nele se via envolvido, ao serem covardemente torpedeados seus indefesos navios mercantes.
Esses afundamentos traumatizaram a opinião pública brasileira e levaram o Governo de Getúlio Vargas, a reconhecer a existência de estado de guerra entre o Brasil e as potências do Eixo.
Iniciaram-se então as conversações sobre o envio de um contingente brasileiro à frente de combate.

COLÉGIO BARTOLOMEU DE GUSMÃO
EMILE CRISTINE ARAUJO DE ALMEIDA
MATUTINO
3º E

ARTUR SANTOS disse...

ARTUR SANTOS DA SILVA - 3°E

O MUNDO apartir de 1930 pode perceber do que realmente os seres humanos são capazes, Hitller o principal exemplo, foi o mentor dessa grande e devastadora guerra que levou consigo milhões e milhões de vidas. Com apenas um objetivo tosco de querer popular o mundo com apenas uma raça que para Hitler era pura e a melhor para poder liderar o planeta (os arianos), inicia-se a busca e a perseguição insaciavel pelos judeus, ciganos, e religiosos para que fossem expulsos da Alemanha e mortos que era o verdadeiro destino deles de acordo com os nazistas. Alem disso Hitler tinha a ideia de querer dominar o mundo e começou a se expandir pela europa começando pela Polonia e aprofundando-se pela Europa, Mas a guerra não se baseava apenas na Alemanha. O japao ataca a base naval americana em PEARL HARBOR no Havai, dando entrada nos EUA na guerra ,aliada a Inglaterra que agora era bombardeada por Hitler . Apos algum tempo o fecho se cerca para os Nazistas , e Hitler acaba se suicidando, forçando a Alemanha a assinar o acorde de paz e o tartado de versalhes. E o desfecho dessa tragica historia, marca o mundo, como a mas triste e violenta guerra que o mundo ja viu . " SE OUVER UMA 4° GUERRA MUNDIAL , SERA DE PAUS E PEDRAS" A tendência infelizmente e piorar

abs. professor !

Unknown disse...

A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) opôs os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade.

Brasil Na Guerra: Embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simpático ao modelo fascista, Brasil acabou participando da Guerra, junto aos Aliados. O motivo foi que em Fevereiro de 1942, submarinos supostamente alemães iniciaram o torpedeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico

O Holocausto: Comandado pelas autoridades nazis, como parte da "solução final" para o "problema judeu", levaria ao genocídio de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração, para além de outras pessoas consideradas indesejáveis, como membros da etnia cigana, eslavos, homossexuais, portadores de deficiência, Testemunhas de Jeová e dissidentes políticos.

Bomba Atômica: Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.

Bartolomeu de Gusmão
Leandro Souza
3ºG

Unknown disse...

(1939 - 1945)O Brasil na guerra.
A participação do Brasil na guerra, foi intensa, com a decisão de Vargas de enviar para a Itália um corpo expedicionario, constituido de três divisões.
Mais apenas em julho de 1944 foi que o brasil participou da luta.
o final da participação do brasil na segunda guerra foi marcado pelo fato de o contingente brasileiro que lutara, como integrante do 5° Exército,ter lutado ao lado dos soldados americanos, ingleses e sul-africanos; em 1945.

MICHELE JESUS
3° E

Unknown disse...

A segunda guerra mundial foi um conflito armado ocorrido entre 1939 e 1945 foi á maior catástrofe feita pelo homem em assuntos inacabados após a primeira guerra, principal responsavel Adolf Hitller forças de eixo (Alemanha, japão,Italia)enfrentaram os aliados Englaterra, França , EUA, união Sovietica. Entre as forças em conflitos durante a guerra foram lançadas no Japao pelo EUA. A bomba atomica com poder de destruicao em massa a primeira matando mais de 3 mil pessoas a segunda matando mais de 100 mil.

Unknown disse...

A segunda guerra foi um conflito armado ocorrido entre 1939 e 1945 foi a maior catástofre feito pelo homem em assuntos inacabado, após a primeira guerra mundial. As forcas do eixo Alemanha, Japao Italia, enfretaram os aliados Inglaterra Franca EUA etc..
Adolf Hitler foi um dos principais responsaveis por uma das maiores atracidades ja ocorridas. Abomba atomica foi lancada pelo EUA no japao a primeiro matando mais de 3 mil pessoas a segunda mais de 100 mil . Ingrid Naiara 3A

ingride disse...

A segunda guerra foi uma das coisas mais chocantes, muitas pessoas inocentes acabaram morrendo.Hitler, com o seu rancor e um gênio autoritário, manda tropa de soldados invadirem países , que por sua vez são literalmente tomado por tropas alemãs e neste conflito muitas pessoas morrem reféns da violenta e sangrenta batalha , que foi a 2ª guerra mundial.Uma das causas desse atentado foi o TRATADO DE VERSALE.



C.E.B.G
DATA:12/11/08
ALUNA: INGRIDE SANTOS SOUSA
SÉRIE: 3º A / MAT.
PROF. PAULO / HISTÓRIA

Mateus dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mateus dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mateus dos Santos disse...

A segunda guerra mundial estimmulada principalmente pelo odio movido pela primeira guerra mundial destaca-se qye o pais causador era Alemanha que confiando sua supremacia humana imponha sobre judeus e outras etnias a situações humilhentes que mais tarde tornou-se uma matança em numeros monstruosos num genocídio movido pela vontade do grande lider politco do país Hitler a Alemanha não parava e avançava na guerra e nas atrocidades nesta guerra que deixou algumas imagens mais negativas da humanidade.


Mateus 3°g

Bruna Montinegro Daltro disse...

Na necessidade de ampliar seu território e por ter perdido a 1º Guerra mundial a Inglaterra e França declarou guerra a Alemanha.Causando um grande conflito entre paises q necessitavam se apoiar em um dos lados.Tirando a vida de aproximadamente 60 milhões de pessoas q morreram em consequência da guerra deixando um marco na historia. Isso mostra o egoísmo e ambição do homem dando despresso a sua própria espécie. E essa geração ainda é vitíma desse conflito.

Bruna Montinegro 3º A

Unknown disse...

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. Derrepente, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com as alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).Causando um grande conflito e crises,no mundo.suas consequências são tragícas;pois as perdas foram grandes,países destruidos,e sem falar do odío contido nas pessoas.

Moara Tendyra 3º ano A

Unknown disse...

A segunda Guerra Mundial foi causada basicamante pelo Tratado de Versales onde houve a disseminação de um forte sentimento nacionalista culminando o totalitarismo nazi-fascista.Foi o conflito que causou mais vítimas em toda a história da humanidade.Teve participações de potências como China,França,Grã-Betanha,União Soviética e os EUA.O Brasil por sua vez só entrou na guerra em 1943 devido a uma forte pressão feita pelos EUA,onde houve uma grande contradição:um país ditatorial lutando contra a ditadura na guerra.
Foi liderada por Adolf Hitler,Füher do 3º Reich,onde seu objetivo era criar "uma nova" ordem na Europa.Como todos nós sabemos um homem frio,insensível e muito cruel,porém adorado pelo seu povo.
Enfim foi um acontecimento histórico que deixou suas marcas até hoje,onde na minha opinião(e acho que na maioria das pessoas)a pior conseqüência foi as bombas lançadas em Hiroshima e Nagazaki matando em cerca de 200.000 pessoas.
Gostei muito de ter assistido a esses vídeos,foram uma fonte de melhor entendimento e aprendizado do assunto,parabéns Profº Paulo seu blog é maravilhoso.

JÉSSICA NHEAMA 3º A

___Joao___ disse...

Na minha opniao, a segunda guerra foi uma forma de alemanha mostrar q jah tinha potencial suficiente para enfrentar qualquer um. Com o tratado de versalhes, a alemanha ficou totalmente arrasada e a segunda guerra aconteceu por um desejo tbm de vingança. Mas ela novamente saiu derrotada como na primeira, ficando ainda mais prejudicada.

Colegio Bartolomeu de Gusmao
Joao Baptista 3º H

Aline disse...

A segunda guerra foi gerada,mais pelo desejo de posse da Alemanha e pelo poder de "vingança"por ter perdido na primeira guerra muitos de seus territóriose queria recupera-los.Como a Alemanha a Italia e o Japão não estavam contentes com a divisão imperialista entre a Inglaterra e a França ja foi mais um fator importante para o iniciu da segunda guerra.
Tambem foram criado na Europa
governos totalitaristas.A Italia pretendia ocupar regioes no norte da Africa.Mas a guerra so teve iniciu mesmo no ano de 1939 com a invasão da Alemaanha a Polonia,e assim a França e a Inglaterra declararam guerra a Alemanha.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se os países
aliados (Inglaterra, França, e EUA) e os países do eixo
(Alemanha, Itália e Japão).O Brasil entrou na guerra a favor dos EUA,Inglaterra e França que eram os aliados...
A segunda guerra tirou o EUA da crise que estavam desde 1929, através dos capitais ganhos com a
exportação de armas.
O fim do conflito mundial foi marcado pela tentativa dos países aliados de instaurar uma política de paz. Foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo focado em trazer a paz entre as nações.


Aline Cristina Dias Setra
Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão
3ºH

Poolly disse...

Durante o Estado Novo (1937 – 1945), o governo brasileiro viveu a instalação de um regime ditatorial comandado por Getúlio Vargas. Nesse mesmo período, as grandes potências mundiais entraram em confronto na Segunda Guerra, onde observamos a cisão entre os países totalitários (Alemanha, Japão e Itália) e as nações democráticas (Estados Unidos, França e Inglaterra). Ao longo do conflito, cada um desses grupos em confronto buscou apoio político-militar de outras nações aliadas.

Com relação à Segunda Guerra Mundial, a situação do Brasil se mostrava completamente indefinida. Ao mesmo tempo em que Vargas contraía empréstimos com os Estados Unidos, comandava um governo próximo aos ditames experimentados pelo totalitarismo nazi-fascista. Dessa maneira, as autoridades norte-americanas viam com preocupação a possibilidade de o Brasil apoiar os nazistas cedendo pontos estratégicos que poderiam, por exemplo, garantir a vitória do Eixo no continente africano.

A preocupação norte-americana, em pouco tempo, proporcionou a Getúlio Vargas a liberação de um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda. No ano seguinte, os Estados Unidos entraram nos campos de batalha da Segunda Guerra e, com isso, pressionou politicamente para que o Brasil entrasse com suas tropas ao seu lado. Pouco tempo depois, o afundamento de navegações brasileiras por submarinos alemães gerou vários protestos contra as forças nazistas.

Dessa maneira, Getúlio Vargas declarou guerra contra os italianos e alemães, em agosto de 1942. Politicamente, o país buscava ampliar seu prestígio junto ao EUA e reforçar sua aliança política com os militares. No ano de 1943, foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), destacamento militar que lutava na Segunda Guerra Mundial. Somente quase um ano depois as tropas começaram a ser enviadas, inclusive com o auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).

A principal ação militar brasileira aconteceu principalmente na organização da campanha da Itália, onde os brasileiros foram para o combate ao lado das forças estadunidenses. Nesse breve período de tempo, mais de 25 mil soldados brasileiros foram enviados para a Europa. Apesar de entrarem em conflito com forças nazistas de segunda linha, o desempenho da FEB e da FAB foi considerado satisfatório, com a perda de 943 homens.

(Poliana 3° ano E Matutino)

aline disse...

gjfuycvukcvukcvujkkc

edimarcos disse...

ndnsnnnjnjnjnnjdfsgvagaggahjnjnh

edimarcos disse...

bdbhsdhhshhshhhshsh

aline disse...

fsfffffff

aline disse...

gjfuycvukcvukcvujkkc

aline disse...

guyvuyvyvuvujvjjv

aline disse...

Ho professor vou ser rapida clara .A segunda gerra foi um conflito enorme q inicio no ano 1939 a 1945 com o começo na Europa atigindo a Ásia e a Africa com grandes miserias uma da mais grave foi a bomba de yrochima.....

Aluna: aline cerqueira
3ºE

Unknown disse...

A segunda guerra mundial teve inicio quando a Alemanha, na liderança de Hitler, queria recuperar seu território perdido após a 1ª grande guerra, assim, expandir seu território desrespeitando o tratado de versales. Tendo como marco inicial a invasão a Polônia e um fim trágico que foram às bombas atômicas usadas no Japão.


Mateus Lacerda,3°A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Podemos dizer que uma das principais causas da Segunda Grande Guerra foi o Tratado de Versalhes.

Esse Tratado, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra, determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra e obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado e o reconhecimento da independência da Áustria. Isso é claro, trouxe revolta aos alemães, que consideraram estas obrigações uma verdadeira humilhação.
Um conflito sangrento que deixou danos irreparáveis em toda a humanidade.

C.E.B.G
Ricardo Henrique
3° A

Unknown disse...

Conflito mundial que começou em 1939 como um confronto militar europeu, que se estendeu até afetar a maioria das nações. Após sua conclusão em 1945, emergiu uma nova ordem mundial dominada pelos Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).Um conflito único pela violência dos ataques lançados contra a população civil e pelo genocídio realizado pela Alemanha nacional-socialista. Foram empregadas duas armas radicalmente novas: os foguetes de longo alcance e a bomba atômica.

C.E.B.G
Flávia Fernandes
3° A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela disse...

A Segunda Guerra Mundial,ocorrida graças a ambição da Alemanha em expandir seus territórios, teve seu estópim quando esta, resolveu invadir a Polônia. Sendo asssim, a Alemanha, liderada por Hitler, desencadeou diversos conflitos, resultando em mortes em massa, principalmente de judeus,ciganos, homossexuais, negros,entre outros.
Tudo isso devido a sua ideologia "absurda", nazista, que pregava que sua raça(ariana), estava acima de tudo.O que mais me impressionou foi a destruição causada pela bomba atômica, o que prova que a maldade do ser humano chegou ao ridículo.
Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, Daniela Silva, 3º C.

Daniele disse...

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que ocasionou várias mortes e prejuízos à humanidade. Tendo com uma das principais causas o desejo de Hitler (líder alemão) expandir seu território, fazendo com que este desrespeitasse o Tratado de Versalhes. A Guerra teve início com a invasão da Polônia pelos alemães. Vários países se envolveram no conflito, mas os principais envolvidos estão incluídos na política de aliança e formaram dois grupos: Aliados (Rússia, França e Inglaterra) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Inicialmente, o Eixo ganhou várias batalhas, mas, finalmente, em 1942, ocorre a batalha de Stalingrado e os russos conseguem vencer. A entrada dos EUA na guerra, apoiando os Aliados também contribuiu para o sucesso deste grupo e o Brasil também entrou no conflito apoiando os Aliados, com a FEB (Força Expedicionária Brasileira). Este conflito só teve fim em 1945, com a derrota do Eixo. O fim foi bastante trágico, pois os Estados Unidos lançou a bomba atômica em duas cidades do Japão ( Hiroshima e Nagazaki) , matando vários inocentes e deixando as duas cidades destruídas. O lançamento dessas bombas traz conseqüências até hoje. Essa guerra, como qualquer outra, trouxe muitos prejuízos ao mundo e só ocorreu devido aos vários interesses dos países envolvidos.

Daniele Cajuhy dos Santos.
3º ano E.
Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão.

Unknown disse...

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos ) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.


Crislane c. dos Santos
3ºE

Iasmini disse...

Bem vou falar a respeito sobre algumas barbaridades,sobre pessoas nazistas...Aplicavam tinta azul nos olhos;faziam as pessoas beber por semanas apenas água do mar;colocaram pessoas numa temperatura muito abaixo zero(0°);cortavam membros de uma pessoa e tentavam colocar em outras;queimavam do individuo com cigarro,e depois aplicavam soda caústica;e colocavam os Judeus na câmera de gás,coisas terríveis com pessoa quem nao aceita O "Hitler" como eles(alemães)aceitavam,em suas vidas,e muitos não iriam renunciar as suas religiões por causa de Aldof.E isso mostra o quanto o ser humano;pode ser perverso para alcançar seus objetivos.
É o que penso em relação a II Guerra Mundial.
Iasmini Trindade-Matutino-3°E

liz@ndra@ disse...

A segunda guerra mundial foi uma guerra cheia de espetáculo de barbaridade e dor.promovida por causada ganancia,pelo poder por querer ser um melhor do que o outro.sacrificando seis milhões de vidas inocentes,deixando os direitos humanos de lado sem se preocupar com os outros só com eles próprios,que terminou de uma forma tragica com uma bomba que os EUA jogou em Hiroshima e Nagazak.
Tomara que ñ se repita outra tragedia como essa que o mundo fique em paz e ñ tenha uma TERCEIRA GUERRA MUNDIAL......
C.E.B.G
LIZANDRA MARIA 3G
VESPERTINO

Dryka disse...

Adriana Paula 3A

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945. As forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) enfrentaram os Aliados (Inglaterra, França, EUA, União Soviética entre outros). Com uma idéia expansionista, Hitler começou o conflito ao invadir a Polônia em 1939. Era só o início de uma guerra que mataria milhões de pessoa e arrasaria cidades, indústrias e campos. O Brasil também participou do conflito, enviado tropas para Monte Castelo, onde os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) enfrentaram de forma vitoriosa os soldados italianos e alemães. A Guerra terminou com a derrota da Alemanha em 1945 e com as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Jonathan Araujo disse...

oi professor blz
Ficou bem evidente no video sobre o holocauto dos judeus a tragedia que dizimou milhares de vidas,é incrivel o que os seres humanos poder fazer para atender suas conviccões seja Hitler utilizando-se da guerra ou um dos terroristas de que se suicidam acreditando em suas verdades.Sei professor que os seres humanos acreditam naquilo que melhor lhes convem,mas o respeito ao proximo deve existir acima de qualquer coisa é onde a justiça prevalece.Assisti o julgamento de Nuremberg onde os generais de Hitler vão a julgamento e nenhum de seus generais se arrepende do que fez ou admite ter sido o fato uma monstruosidade contra os judeus,eles acreditavam acima de tudo nos ideais da Alemanha nazista. God Save The America

Jonathan Araujo

Unknown disse...

Aluno: Bruno Cohen Silva Dias
Turma: E - Série: 3ºAno - Matutino

Entre 1 de Setembro de 1939 e 2 de Setembro de 1945, o mundo viveu o maior e mais grave confronto da História da Humanidade. Este confronto envolveu por um lado os regimes totalitários e por outro, países democráticos.
A guerra pode ser considerada como desejo de algumas potências capitalistas em redefinir a geopolítica mundial e redefinir mercados.
Este desejo é reflexo dos acordos firmados pelos aliados durante a conferência de Versalhes, em 1919, tratando-se das áreas coloniais e semi-coloniais que ficaram sob controle quase total da França e Inglaterra.
O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente da Segunda Guerra Mundial.

Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.

Unknown disse...

Como pode ser visto a Segunda Guerra Mundial foi um aconteciemnto inédito iniciado pela Alemanha de Hitler, que não se conformou pela derrota na Primeira Guerra. Após o ataque a Polônia a Alemanha disperta a fúria de outras nações que resolvem se unir a própria Polônia.
Aqui no Brasil o presidente Gentulio Vargas resolve a apoiar os EUA contrariando o EIXO que atacou os navios brasileiros que exportavam alimentos para os EUA. Vale lembra que os Estados Unidos foi uma das nações mais poderosas na Segunda Guerra, entrou em confronto com o Japão, onde causou a maior lavagem de sangue de todos os tempos, que foi a explosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki uma tragédia que ficou na lembrança de milhares de pessoas que vivenciou aquele massacre.
A Segunda Guerra Mundial jamais será apagada da memoria do povo, vai ser sempre lembrada como um conflito que deixou milhares de pessoas inocentes mortas e desabrigadas, fica uma alerta para que a humanidade seja mais unida e passe a deixar de pensar só em si, mas em todos os outros ser humanos.
Se isso não mudar sem dúvida alguma corremos o risco de vivenciar uma Terceira Guerra Mundial, e essa concerteza será o fim da humanidade.

BArtolomeu de Gusmão
Wallace de brito Santos
Turma: 3°C matutino.

Unknown disse...

A Segunda Guerra Mundial pode ser entendida como resultante da necessidade que algumas potências capitalistas sentiram de redefinir a ordem mundial e redividir os mercados. A necessidade de uma nova partilha pode ser entendida como um reflexo dos acordos firmados pelos aliados no Tratado de Versalhes. Para a Alemanha, a Itália e o Japão, era necessário rever essa situação. As relações internacionais, durante a década de 1930, ficavam cada vez mais tensas, premeditando o grande conflito que estaria por vir.

Tatiane 3°F

Unknown disse...

Guerra que foi gerada por assuntos inacabados e criados após a 1ª Guerra Mundial.
Hitler tinha o objetivo de pangermanizar a Europa, isto é, unificar os povos alemães.Além disso Hitler acreditava que existia um espaço que devia ser conquistado para garantir a sobrevivência do povo alemão, o chamado "espaço vital", na qual este espaço fica a leste da Alemanha, pegando a Polônia e a URSS.O primeiro território que Hitler consegue é a Áustria, na qual esta na verdade adere(se uni) à Alemanha.Em seguida Hitler quer a região dos Sudetos(território da Tchecoslováquia com 2,5 milhões de alemães).
Tais Bispo 3°F

Lene disse...

Pelo fato de a Alemanha ter saído arrasada na 1° guerra mundial,o desejo de vingança fez com que uma 2° guerra fosse feita,mas mesmo assim a Alemanha foi derrotado e saiu ainda mais prejudicada.
Podemos ver nos vídeos várias faces da 2° guerra,mas na minha opinião um ponto marcante foi a Bomba Atômica,que levou dor,sofrimento,e vidas de milhares de inocentes.
A ambição do homem em tornar-se grande trás consequências tristes para as nossas vidas,podendo ver do que o homem foi e é capaz...


Bartolomeu de Gusmão
Elenilma Souza n°: 08
3°G vespertino

sss disse...

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945. As forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) enfrentaram os Aliados (Inglaterra, França, EUA, União Soviética entre outros). Com uma idéia expansionista, Hitler começou o conflito ao invadir a Polônia em 1939. Era só o início de uma guerra que mataria milhões de pessoa e arrasaria cidades, indústrias e campos. O Brasil também participou do conflito, enviado tropas para Monte Castelo, onde os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) enfrentaram de forma vitoriosa os soldados italianos e alemães. A Guerra terminou com a derrota da Alemanha em 1945 e com as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Luã Nascimento 3° E matutino

sss disse...

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945. As forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) enfrentaram os Aliados (Inglaterra, França, EUA, União Soviética entre outros). Com uma idéia expansionista, Hitler começou o conflito ao invadir a Polônia em 1939. Era só o início de uma guerra que mataria milhões de pessoa e arrasaria cidades, indústrias e campos. O Brasil também participou do conflito, enviado tropas para Monte Castelo, onde os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) enfrentaram de forma vitoriosa os soldados italianos e alemães. A Guerra terminou com a derrota da Alemanha em 1945 e com as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Unknown disse...

A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do desenvolvimento da indústria bélica. Com a crise mundial de 1929, o nacionalismo cresceu, bem como a extrema direita (os regimes totalitários).
1939 - o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
1945 - Alemanha e Itália se rendem. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki.
Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis.
O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.


Bartolomeu de gusmão MATUTINO
BIANCA REIS 3° E

Anônimo disse...

nao me ajudou em porcaria nenhuma mais muito obrigado

Anônimo disse...

Camila diz:GUERRAS NÃO RESOLVEM POBLEMAS,APENAS OS TORNAM MAIS EXTENSOS...APRENDI ISSO DURANTE LONGOS ANOS DE ESTUDO.

Anônimo disse...

até que me ajudou.