domingo, 11 de dezembro de 2011

10 anos dos ataques terroristas nos EUA




   No ano de 2011 completou-se 10 anos dos ataques terroristas nas Torres Gêmeas do complexo do World Trade Center em Nova York e do Pentágono em Washington. Fato que levou a morte milhares de pessoas. Esse ataque foi feito por uma organização terrorista muçulmana chamada de Al Kaeda  e teve como mentor o líder Fundamentalista Osama Bin Laden. Esse fato foi considerado por muitos o maior ataque terrorista da história dos EUA. No entanto é importante olhar o passado e relembrar o ataque japonês em Pearl Harbor no Havaí em 1941 que deixou muitos mortos e que até hoje incomoda os norte-americanos. Foi um ataque surpresa e fulminante dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial. Anos depois, como resposta, os norte-americanos foram o maiores protagonistas de um ataque brutal ocorrido no Japão que deixou um saldo de 180 mil mortos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki O grande problema é que esse ataque teve um caráter experimental com o uso da radioatividade . Fato que deixou grandes sequelas na região até hoje .Sem esquecer o terrorismo norte americano na guerra do Vietnã com o uso do " Agente Laranja".Analisar o 11 de setembro a luz da história e destacar todo sensasionalismo que a imprensa traz, é observar somente um lado da moeda que  coloca os EUA como vítimas. Precisamos entender também a ação imperialista norte-americana no mundo , seu poder de intimidação e destruição.

Um comentário:

Nova Expedição disse...

Gostaria de oferecer uma sugestão de matéria para o blog sobre o importante papel do Brasil na construção da Estrada Panamericana, via que liga as três Américas.
O escritor Beto Braga, encantado com a história de três herois brasileiros que, a bordo de dois automóveis Ford Modelo T, entre inúmeros desafios, conseguiram mapear e projetar a Panamericana, reuniu em seu livro, O Brasil através das Três Américas, esse momento brasileiro tão importante para o nosso país e todos os demais países americanos. No desejo de divulgar sua obra e relembrar o mundo sobre o trabalho desenvolvido de forma tão minuciosa por dois oficiais e um mecânico, em 1928, Beto Braga está refazendo a trajetória da Expedição Brasileira. O escritor está na fase final da Nova Expedição, no Chile, e até o momento conquistou a atenção de empresários, políticos e historiadores em todos os países pelos quais já passou.­ ­
Caso tenha interesse, nos colocamos à disposição para outras informações.
Abraços,

--
Assessoria Nova Expedição

Tadeu de Oliveira
(14) 9136-4736
(11) 8692-8039

Hérica Rodrigues
(14) 8138-9432