terça-feira, 23 de setembro de 2008

Crise econômica nos EUA atual

Com a grande depressão iniciada em 1929, o mundo conheceu a Recessão econômica. Desde então, nada assusta mais o desenvolvimento de uma economia que uma desaceleração generalizada no consumo. Em 2001, após os atentados terroristas de 11 de setembro, os EUA estiveram à beira de uma crise. Os estadunidenses reduziram drasticamente o consumo, levando o presidente George W. Bush a divulgar um comunicado à nação convidando-os às compras. No mesmo período o Federal Reserve, banco central norte-americano, baixou significativamente a taxa básica de juros. O mercado reagiu a essas medidas e o resultado foi uma grande abertura nas linhas de crédito imobiliário, inclusive às pessoas que se enquadravam no subprime, isto é, clientes que não têm uma renda comprovada e possuem um histórico de inadimplência.
Após a retomada do crescimento norte-americano, por volta de 2003-2004, o FED sentiu-se à vontade em aumentar a taxa de juros. As pessoas que tinham adquirido seus imóveis, que possuíam seus compromissos hipotecários, viram suas dívidas praticamente duplicarem de valor. O resultado foi um aumento significativo no índice de inadimplência, o que gerou a chamada "bolha imobiliária" que veio a explodir em meados de 2007. Essa bolha criada pela inadimplência cria um enrosco contábil nas contas das várias instituições financeiras e corretoras de investimentos que vêem com a deflagração da crise, os saques de seus investidores.
O quadro atual é que o consumidor norte-americano pode ficar sem moradia, sem poupança e diminuir seu consumo, com isso o maior importador global, os EUA, deixam de comprar mercadorias internacionais afetando o comportamento exportador de algumas nações; sem falar na redução dos investimentos estrangeiros e a diminuição dos negócios nas bolsas de valores de todo o mundo.
Os EUA já assumiram a crise e criaram pacotes econômicos na tentativa de conter o fenômeno imobiliário. O Brasil devido a uma moeda segura e estável, a um valor confortável de reservas internacionais em dólares, está preparado mas não imune a turbulências internacionais.
Não podemos ter mais uma visão clássica de que num mercado global cada país é uma ilha. Uma crise numa grande economia como a americana afeta à todos, a questão não é torcer ou não torcer para que tal situação seja superada, e sim criar mecanismos que nos dêem uma estabilidade econômica para o que possa vir de pior ainda nessa tempestade.

Veja a reportagem da globo vídeo.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM883550-7823-CRISE+NOS+EUA+COMECOU+COM+ATENTADOS+DO+DE+SETEMBRO,00.html

Acesse o endereço abaixo:

http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais!destaque.action?destaque.idEspeciais=269

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939-1945)

A Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos mais terríveis da História mundial. Envolveu vários países e deixou um saldo de mais de 60 milhões de mortos. Foi uma guerra devastadora onde os seres humanos mostraram sua face mais cruel desenvolvendo armas sofisticadas de destruição em massa como ainda permitindo que surgisse o holocausto que massacrou pelo menos seis milhões de judeus . Esse horror estava inicialmente sendo provocado pelo Nazismo e seu desejo de criar o "espaço vital" e "limpar a raça" em torno de um ideal ariano e expansionista.Mas todos os países envolvidos,indiretamente tiveram culpa nessa violência .Vamos aprofundar esse tema inquietante aprendendo lições do passado para não repetirmos no presente. Assista os vídeos postados e visite os links indicados.

Video 1 - Resumo da guerra



Video 2 -O Brasil na guerra



Video 3 -O Holocausto judeu

Vídeo 4 - A bomba atômica



Para saber mais acesse os links indicados:

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/segunda_guerra.htm

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html